OPINIÃO


Veja os seus Objectivos num Contexto e Conpreenda as suas Circunstâncias

Por: Nívea Alves

Como atingir os objectivos?
Os objectivos não podem ser classificados em função da facilidade da sua realização. Deve sempre procurar compreender que as suas circunstâncias pessoais e a sua maneira de ser podem influnênciar a sua capacidade de atingir um objectivo.

Não parem de apreender com a experiência e a adquirir a vontade de enfrentar com honestidade um problema e, depois, devem procurar alguém que lhes possa prestar uma ajuda suplementar.
Há muitas circunstâncias que não são desculpar, mas apenas uma dura realidade, que pode tornar a realização de um objectivo muito difícil.

Irmãos e Irmãs timorenses, uma das coisas que devem fazer é que sejam realistas ao fixar objectivos e prazos. Algumas pessoas falham porque esperam demasiado de si próprias e impõem-se uma meta demasiado ambiciosa, em vez de tentarem atingir gradualmente um objectivo, dando-se o tempo suficiente para fezer tudo aquilo de que precisam.

Haverá outras que acham que devem apressar-se a alcançar qualquer objectivo que se propõem, sem reflectir sobre ele ou sem possuirem os instrumentos para que resulte. Muitas vezes, é melhor fixar um objectivo mais limitado, alcançá-lo e avançar para outro do que pretender conseguir algo que se apresenta à partida como um enorme desáfio.

Um aspecto fundamental é manter a motivação. Muitas pessoas desanimam facilmente mesmo antes de terem sequer tentado. Alcançar um objectivo intermédio pode dar-lhe a força, o impulso e a motivação para fixar outro mais ambicioso.

Há uma bela expressão que pode ajudá-lo a melhorar como pessoa "Não se fixe apenas no destino final, concentra-se na viagem que está a fazer". Defina claramente qual o seu destino último, pense no caminho que pretende seguir e seja realista.